Sobrevivi e sobreviverei


Vendo recentemente o insta do ator Bruno Gagliasso, ao qual admiro muito e que no ano 2009 me identifiquei muito com o seu personagem, que estava sofrendo com a psicose e com a dificuldade da família aceitar o diagnóstico da esquizofrenia, vi uma foto dele como o personagem e me fez refletir em toda a minha caminhada até os dias atuais. 

O olhar de desespero, de se sentir vigiado, olhar acuado me fez ver o quanto eu junto com os meus consegui seguir em frente. 

Em 2009 não conseguia me ver sem ser ao lado dos meus avós e meu desespero era pensar que eles poderiam morrer e eu ficaria só.

Em Agosto de 2010 me vejo tendo que atender pacientes no estagio supervisionado e tendo que socializar, mesmo no auge de um surto psicótico. Neste mesmo ano em novembro tive que apresentar meu TCC e que fique claro ele só saiu pela ajuda, dedicação e profissionalismo da minha fonoaudióloga Thias e junto com o TCC meu avô encontrava-se lutando pela vida no CTI por um embolia pulmonar causada por uma trombose venosa profunda e sim eu sobrevivi

Em 2011 comecei a namorar meu marido e entrei no mercado de trabalho, vi o quanto ele é sujo, cruel e mesquinho e sim sobrevivi.

Em março de 2012 me casei e sempre me preocupei em ser uma boa esposa e nunca me imaginei sendo mãe, pois nunca achei que conseguiria isso.

Em 2016 meu avô faleceu e eu sobrevi não só a perda como as investidas de parentes achando que eu queria o que era deles; fui posta no paredão e metralhada por alguns. O que tirei disso: força, determinação e coragem. Sobrevivi.

Em agosto de 2017 meu marido abre um quadro de depressão mista, conhecemos o Entrelaços (programa de psicoeducação do IPUB-UFRJ) em setembro, em outubro o meu sogro vai a óbito e sim, sobrevivi.

Em 2018 tive uma outra perda, a minha amada tia Maria e sobrevivi, só que depois de tanto apanhar Deus me deu em outubro meu filho Gabriel e aprendi a ser mãe na marra, rindo e chorando e sobrevivi.

Veio 2019 tudo parecia perfeito, descubro que estava gravida e sim parecia um sonho e no dia 28 de agosto tive um aborto, passei por cirurgia, passei por psicofobia dentro da unidade hospitalar no pronto atendimento. Dor igual a perder um filho não existe maior e nenhum outro filho substitui o que se foi e hoje estou aqui para falar que sobrevivi.

Veio 2020 e tudo ótimo; até que meu esposo tem uma recaída da depressão em fevereiro, ele consegue uma boa proposta de emprego, pede demissão do emprego antigo e um dia antes de iniciar o novo  é avisado que não será mais contratado, vem em seguida o isolamento do COVID-19 e estamos sobrevivendo.

A que custas estou sobrevivendo eu ainda não sei, tenho medo de tudo, duvido até da minha sombra, me sinto cada dia mais acuada e perseguida e olho pro lado, vejo que não posso cair, pois meu filho depende de mim, não sei até quando aguentarei só sei que pelos meus meninos faço tudo e não desistirei de sobreviver por eles e por mim mesma.

O medo do incerto é desesperador e a certeza de que as contas estão a chegar é realidade, olhar pro lado sem saber o que fazer e como fazer é extremamente limitante e desesperador mas sei que se cheguei até aqui é pelo simples fato de que sofrer faz parte e de que vou sobreviver a mais essa jornada.

Comentários

  1. Querida você sobrevive pra nos ajudar,.nos fortalecer e ser exemplo maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho eu só tento mostrar que mesmo com todas as dificuldades a vida vale a pena.

      Excluir
  2. Mariah, excelente texto. Seus medos e realidade sao comuns a todos nós, pois sempre estamos em alerta do que pode nos acontecer. A vida é cheia de altos e baixos, mas como você fala, sempre conseguimos sobreviver com determinação e olhando para as coisas boas que conquistamos. Você é um exemplo de luta e determinação, com inteligência e amor sabe driblar e superar as barreiras, porque é mais forte que elas. Acima de tudo conseguiu formar uma linda família e com seu jeito de ser torna o mundo melhor. No final de tudo descobrimos que viver vale a pena, mesmo tendo que enfrentar as adversidades. Bjs💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, obrigada pelas lindas palavras, a vida vale a pena mesmo com todas as dificuldades. E lutar vale a pena, pq a vida é única.

      Excluir
  3. Mariah você e um excelente ser
    Humano tem uma família linda,e uma mãe maravilhosa
    e nós ensina muito com a sua
    Vivência.Gratidão😘🤗😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada o que tento é mostrar que mesmo nas adversidades vale a pena lutar e buscar o melhor pra si e pro próximo.

      Excluir
  4. Mariah, todo meu carinho e respeito por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo, espero que você consiga se superar você é muito especial.

      Excluir
  5. Gostei muito de te ver na live, você estava ótima !
    Beijo grande, moça querida e corajosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, tenho que buscar me aprimorar pra ajudar o próximo.

      Excluir
  6. Acho que entre seus momentos de crise você dá muito amor e, por conseguinte, recebe muito amor. É esse amor que te leva adiante e te faz querer dividir sua luta com aqueles que te rodeiam. Sou sua fã de carteirinha, obrigada por compartilhar essa intensidade conosco, grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, acredito que só cheguei tão longe por ter recebido amor e acredito que por isso quero devolver o amor a todos os que me cercam e aos que vivem as mesmas dificuldades que eu. Obrigada por todo carinho e apoio de sempre.

      Excluir
  7. Mariah, é muito bom ler os seus relatos de luas e conquistas. Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Como é bom ler o que vc escreve....linda!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tenho desejos e vontades

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos