Gratidão aos amigos

No dia 26 de abril deste ano eu e meu marido tivemos que tomar uma decisão importante pela saúde dele e pela segurança da nossa casa. Recebemos ameaças de uma pessoa contra nossa família no local onde ele trabalhava, juntos decidimos por ele renunciar suas funções e seguir em outros projetos. Meu marido é autônomo e depende exclusivamente de sua receita. 

Antes de renunciar o meu marido estava afetando a todos em casa com o seu estresse do trabalho. Muitas das nossas noites foram mal dormidas pelo mal humor dele e pelos roncos. Tive alguns dias que sair da minha cama para conseguir dormir bem. Ou seja, todos aqui em casa estavam mal pela sobrecarga e desnecessárias ameaças que ele recebeu e fez mal a todos. Acontece que foram passando os dias e nada de aparecer uma nova oportunidade de trabalho para ele. Estávamos tranquilos neste momento, pois tudo melhorou. Sonos melhores, sonhos juntos, mais atenção ao filho e mim, tudo estava indo bem. Entretanto faltava o básico para ficar estável: dinheiro.

No início de junho ao perceber que meu marido não teria o valor total para pagar as contas de casa, e por não conseguir trabalhar, não vi outra alternativa que solicitar ajuda. Sim, precisei guardar minha vergonha no potinho e pedir socorro. Meu marido só ficou sabendo depois do que fiz, ele até sabia do meu desejo, mas só quando tudo começou acontecer é que ele acreditou. 

Nossa casa só tem gratidão por tudo que aconteceu, e posso dizer, foi lindo. A força de tantas pessoas, próximas ou distantes, pensando em nos ajudar, em fornecer apoio, em dar carinho e alento foi sensacional. 

Sempre quando escrevo no blog penso que posso estar ajudando uma pessoal, mas jamais imaginava o poder e impacto que minhas publicações poderia ocorrer. Meu projeto era pedir ajuda de 10 pessoas no máximo e ver se conseguiria o valor para pagar a parcela do meu apartamento, as despesas com remédios, luz e condomínio. Algumas pessoas muito chegadas receberam a minha mensagem e antes de que qualquer ajuda chegasse financeiramente a nós, chegaram relatos de amor. 

Recebi o relato de várias pessoas que diziam o seguinte: "Você não tem noção do quanto você ajuda as pessoas e o quanto elas são gratas a você, te ajudar é incentivar que continue a falar que é possível". Muita gente que nunca tive a oportunidade de conhecer ainda olhando nos olhos, de longe, falaram que meu trabalho, expondo a minha intimidade e minha vulnerabilidade, ajudou a mudar a vida dos seus queridos.

Nunca eu tinha percebido que vencer um diagnóstico e viver uma vida dita "normal" poderia impactar tantas pessoas. Quando recebemos o diagnóstico da esquizofrenia somos quase que marcados na pele pela imagem estigmatizada de um "louco, lunático, disfuncional". Ao falar de mim e daqueles que comigo carregam o CID da esquizofrenia, estamos falando de que é sim possível vencer este estigma, lutando muito. Contudo, por mais que aqui escreva eu nunca tinha dimensionado a minha força neste processo. 

Hoje posso dizer com toda certeza que a melhor que escolha que fizemos foi participar do grupo de ajuda mútua, onde encontramos conforto e alívio. Foi esse grupo de ajuda mútua chamado de ENTRELAÇOS que serviu de alavanca para a minha família (mãe, marido e filho) sermos o que somos hoje.

Sou grata cada dia mais ao Entelaços, pois vocês mudaram minha vida mais uma vez. Participo dos seminários para aproveitar a minha veia cientista, que ainda está aqui mesmo que não nas pesquisas diretas, mas empolgando-me com as reuniões do grupo de pacientes ao ver a singularidade de cada um vulnerável, o quanto o conhecimento auxilia no recovery e os traços do transtorno em cada um. Na prática, não somos um tratado, somos humanos com necessidades humanas, quando percebemos no outro algo que é igual em mim, ainda que com outro enredo deve nos gerar força e coragem pra continuar a escrever um novo capítulo e mudar a história tão cheia de estigmas.

Aos meus amigos, em especial aos padrinhos de casamento, vocês foram escolhidos a dedo, mas não imaginava o quanto precisaria de vocês. Meu eterno agradecimento. 

A gratidão foi tamanha que o Rafa não sabia nem o que falar, quando viu o que fiz. Como nossa casa foi abençoada com a ação de vocês. Muitas ajudas e manifestação de carinho chegaram. Tantas pessoas pensando em nós que ele conseguiu um empresa, não é nada daquilo que tínhamos antes, mas já vai nos ajudar bastante a conseguir arcar com as nossas despesas. 

Que Deus recompense a todos vocês que nos ajudaram e que pude ver na prática o poder da solidariedade. 


Apoio:

              


Comentários

  1. Quando se escreve com amor o retorno vem com carinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sarah, que continuemos nessa batalha com todo amor.

      Excluir
  2. Adorei que bom graças a Deus que Deus abençoe a todos que se manifestaram e que ajudaram vcs

    ResponderExcluir
  3. Mariah, fico feliz em saber que estão bem. Você é uma guerreira!! Exemplo de vida!! Que Deus abençoe a você e a sua família! Que vocês tenham saúde, paz, amor, fé, sabedoria e paciência. Felicidades, amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliene, espero que logo fique tudo bem e mais tranquilo.

      Excluir
  4. Bom dia Mariah! Por que meio posso contribuir para ajudar nesse momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sylvia boa noite, desculpa a demora, hoje faremos uma publicação com essas informações. Obrigada de coração.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tenho desejos e vontades

Psicofobia no próximo