Livrar-me de pessoas tóxicas

Acredito que todos nós um dia conviveu com alguma pessoa que só a colocava para baixou ou estava sempre torcendo para seus planos sempre darem errados. O mais complicado é identificar a pessoa, pois pode ser: arrogante, manipuladora, invejosa, mentirosa, negativa, vítimas, gananciosa, fofoqueiras, que te julgam e sem caráter. O que é mais interessante neste caso, é o fato desta pessoa sempre querer estar por perto, fazendo-se de boazinha e grande conselheira. 
Na minha família sempre fui feita de bode expiatório, até o fato dos meus avós envelhecerem foi posto em minha conta, por eles terem me criado. A depressão da minha avó foi posta em minha conta por eu ter me casado. Alguns amigos me criticavam por fazer Jiu-Jitsu ou por jogar futebol, pois eram coisas de meninos. Por ser muito hiperativa era criticada pelos amigos por não conseguir focar nas atividades.
Com a ajuda do meu psicólogo, percebi que este papel não era meu e que eu tinha que me livrar das pessoas tóxicas, mesmo que elas fossem parentes e/ou amigos próximos. Foi ao me afastar que comecei a perceber o quanto mal essas pessoas me faziam, ou pior, manipuladoras e mentes perversas.
Foi com este despertar que a política da boa vizinhança acabou, e passei a desprezar e ignorar a presença destas parentes e amigos que não somam no meu tratamento, apenas querem me fazer cada dia mais incapaz.
Infelizmente tenho muitos parentes e amigos tóxicos e tenho me afastado de todos eles. Com toda sinceridade eles não fazem a menor falta. Aprendi que minha vida não é vinculada a deles, e que não tenho obrigação nenhuma de conviver com eles. Preciso estar nos ambientes e com pessoas que me estimulem a continuar a desenvolver todas as minhas capacidades, em especial aquilo que mais gosto, que pode ser a música ou mesmo escrever em meu blog. 
Quem escreve minha vida sou eu e não permitirei ser fantoche ou bode expiatório nas mãos destas pessoas perversas e tóxicas. 

Comentários

  1. Excelente texto, tomarei pra mim estas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Menina forte! É isso Mariah, tenha perto só o que te acrescenta e faz feliz. Falar sobre isso ajuda vc a superar e serve de exemplo p quem lê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, temos que nos reconstruir sempre. A vida é um grande desafio e só os fortes o entendem.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades