O pai certo na hora certa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área internaMuitas pessoas falam de pai, colocam fotos em redes sociais e oferecem textos lindos, fico emocionada com cada um e suas observações. São manifestações bem distintas, pois cada um tem um pai a seu modo. Comigo não poderia ser diferente e posso dizer que não tive apenas um pai, mas um pai e um pai-avô.

Acredito que falar sobre pai tem para mim a mesma dificuldade que falar de mãe, sendo até um pouco mais complicado. Meu pai Fernando foi muito presente em minha vida em toda a minha infância e até o início da minha adolescência. Os acasos da vida, as mudanças de cidades, e o início da minha conturbada adolescência, associada a falta de colaboração dos adultos, nos afastaram muito, e ficamos anos sem nos falar e nos ver. Sua presença foi realmente significativa, pois tenho muitos traços de sua personalidade.

No início da adolescência, devido a várias situações familiares, tive a presença do meu avó Tarcísio como marcante para o reconhecer como o pai que precisava naquele momento, ele me deu a melhor formação que poderia receber, a fé, mas também me ajudou quando me levava para a escola, no futebol, na natação e na faculdade até o ano de 2010. No ano de 2009, enquanto minha avó assistia a aulas comigo, ele ficava dentro do carro nos esperando, acho que aproveitava para rezar o santo terço e ler o seu jornal. Acredito do fundo do meu coração, que para se sujeitar a isso, só me amando como filha. 

A maior alegria que dei ao meu avô foi em casar com o Rafa, o Tarcisão gostava muito de conversar e trocar ideias com ele. Até hoje lembro o quanto ficou nervoso em entrar comigo na igreja em nosso casamento e sua alegria em nos ver casando.

A imagem pode conter: 2 pessoasMeu pai e meu avô ocupam um espaço em meu coração bem distintos, no entanto, não tenho como dizer que amo mais a um do que o outro, são amores diferentes, pois cada um tem seu espaço e sua relevância, onde sei claramente o papel que cada um exerceu ou exerce em minha vida.

Estou longe do meu pai, pois ele mora em Brasília e tenho saudades, no entanto, a tecnologia nos aproxima, pois ele sempre recebe notícias pelo Whats'app. Já o meu querido avô faz muita falta, se vivo estivesse, garanto que muita coisa não estaria acontecendo comigo. 

Meu pai e meu avô são importantes na minha vida e amo os dois, cada um sendo o pai certo na hora certa. Agradeço todos os dias por serem os melhores pais do mundo, cada um a sua maneira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades