Um Grande Amigo? Psicólogo...

Resultado de imagem para psicólogoPara mim é motivo de surpresa poder dizer que tenho profissionais da psicologia como amigos íntimos, nunca fui fá de psicólogo. No entanto Deus plantou em meu coração uma sementinha de admiração e afeto, no ano de 2000, quando fiz o encontro de jovens Maranathá em que a primeira palestrante que falou de amor de Deus foi a gigante Andreia Silva, hoje psicóloga.

Posso dizer que passei por seis ou mais psicólogos e sempre interrompendo as terapias antes da alta, desta forma acredito que ao relatar essa informação minha antipatia fica notória, então ter psicólogos como amigo pra mim era bastante bizarro.

Nossa amiga Andreia foi aos poucos tirando da minha cabeça a imagem ruim que eu tinha desse profissional tão imprescindível na minha vida hoje, foi um trabalho demorado que levou mais ou menos uns dois anos de muita conversa e desconstrução dessa imagem.

Eu, Rafa e Andreia conversamos muito, e em uma conversa no inicio de julho do ano passado pedimos pra ela a indicação de um bom psicólogo pra me acompanhar, já que ela não poderia ser por questões éticas. Que fique claro, quando pedimos essa indicação não foi por crise de relacionamento mas sim por a cada dia percebermos que o que eu tinha era mais sério do que sabíamos e tudo o que eu sentia era só a ponta do iceberg. Sem demora ela nos indicou o Marcus, logo entramos em contato e marcamos, já que estávamos decididos a mudar toda a equipe que me acompanhava.

Então no dia 12 de julho fui eu e toda a minha desconfiança pra avaliação com o psicólogo. Ao chegar fui recebida por um cara muito figura, alto, careca, que se amara em tatuagem e faixa preta de jiu-jitsu; resumindo ele me desarmou de cara e toda a desconfiança e preconceito foram para o ralo. E o melhor, em momento nenhum ele duvidou do que eu relatava pra ele e me encorajou a tomar várias decisões, e de cara a mudar de psiquiatra e ouvir outra opinião.

Com o auxilio do Marcus eu aprendi a ser mais independente e ter humildade de pedir ajuda quando eu ver que só eu não vou conseguir e a dar minha opinião sendo ela boa ou ruim pra quem a receba. A cada mês que se passava ficava mais notório o resultado da terapia, até que em dezembro Marcus nós avisa que vai embora de Teresópolis, até ai tudo certo, só que ele não ia pra outro estado e sim quase que pra outro lado do mundo, ele foi para os Emirados Árabes Unidos e ai tecnologia nos salva e eu dou sequencia ao tratamento por Skype.

Essa experiência de ter um diagnóstico de esquizofrenia e um psicólogo parceiro que me incentiva a todo momento vencer meus limites e a nunca desistir e saber que vale a pena seguir em frente mesmo que o caminho seja mais difícil. Com sua persistência voltei a fazer atividade física (musculação e jiu-jitsu) e meu marido iniciou a musculação.

A cada dia que passa fica mais nítida a importância do psicólogo no meu tratamento, no entanto só percebi essa importância no mês de janeiro quando Marcus se mudou e que fiquei quase um mês sem ser atendida, pois ele estava se organizando no novo país. Hoje sei o valor da psicoterapia e de um bom profissional da área.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, óculos, close-up e área internaMarquinhus muito obrigada pela sua persistência, competência, profissionalismo e por ser nosso amigo.  Não posso deixar de agradecer a você Andreia por sua amizade, companheirismo, por ser nossa irmã, por deixar que façamos parte da sua vida, por todas as risadas e passeios.

Hoje nesse dia 27 de Agosto eu só tenho que agradecer a Deus pela vida de vocês e por serem profissionais de excelência, a todos e em especial a vocês um Feliz dia do Psicólogo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades