Uma mudança em minha vida: Efeitos Colaterais

Há um ano e dois meses atrás quando minha endocrinologista e meu psicólogo sinalizaram pra ouvir outra opinião psiquiátrica buscamos entender os motivos, e um deles era a falta de estabilidade do quadro, impregnação medicamentosa com quadro alérgico e sobrecarga hepática.

Fomos em busca de uma de outra opinião, quando resolvemos que era a hora de ir na Dra. Cristiane Pimenta que já me conhecia, buscamos seu contato com nossa amiga Andréia Silva e em uma quarta-feira fomos a consulta eu e meu marido e depois de uma longa e criteriosa avaliação ela fechou meu quadro. Nos disse que a medicina estava avançando muito e que a melhor intervenção seria mudar as medicações e iniciar o uso do Seroquel XRO 20mg, Depakote ER500mg e Akineton 2mg esse ultimo pra cortar o efeito da impreguinação do antipsicótico.

Não hesitamos em mudar e com essa mudança eu engordei muito e em novembro já tinha adquirido 25kg a mais. Fiquei muito triste com isso, no inicio tinha crises de choro por não entrar em minhas roupas e não me reconhecia mais, nunca fui vaidosa e sempre tive uma auto-estima bem baixa com esse aumento de peso ela praticamente sumiu me sentia muito mal e feia.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaNo meio dessa crise fui internada no Hospital São José com asma aguda e descobrimos por uma queda acentuada da saturação de oxigênio uma pneumonia dupla com derrame pleural bilateral, resumindo berrei os 100 kg ou mais.

A vergonha e a baixa auto-estima eram minhas companheiras foi quando em janeiro eu meu marido resolvemos cortar o refrigerante e em abril entramos na academia, só que a esquizofrenia deixa suas marcas e mostra suas garras e em 19 de abril dei uma desestabilizada e foi preciso aumentar a dosagem do Seroquel XRO passei a tomar 300 mg, como  não estava bem fiquei sem ir pra academia e engordei novamente, só que dessa vez o trabalho do meu psicólogo me fez ver que eu precisava de outra atividade alem da musculação, foi ai que voltei ao Jiu-Jitsu e tenho conseguido perder peso, melhorar a alimentação e a melhor parte me aceitar e subir a auto-estima. Só que alem disso percebi que é melhor está a cima do peso e estável do que um palito instável.


No entanto sei que o perder peso é essencial na minha qualidade de vida e hoje mesmo me aceitando a cima do peso tenho consciência de que preciso emagrecer e de acompanhamento nutricional, endocrinológico, psicológico e o principal o acompanhamento psiquiátrico que será como os outros para o resto da vida. Hoje aprendi que a equipe multidisciplinar que trabalha comigo precisa do auxilio dos meus mestres do Jiu-Jitsu e dos professores de educação física da academia, só que a minha disciplina, minha rígida rotina e a força de vontade tem que primeiro partir de mim.

Comentários

  1. É verdade, é melhor ser um pouco mais fofinha e equilibrada do que ser um "palito" e ser paranóica e descontrolada...
    Acho muito difícil jogar esse assunto, livremente, para o público.
    Um lado bom de se preocupar com o peso é pensar que a alimentação pode funcionar como remédio, também. Alimentar-se para a cura.
    Isso também é bom ;)
    Um abração e beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto não foi jogado aleatório. Semana passada falei do uso de medicações contínuas e essa semana dos efeitos colaterais. A reeducação alimentar no meu caso tem ajudado bem, sei que só ela não terei reaultado mais como tenho treinado diariamente já tenho obtido resultado.

      Excluir
  2. Mariah, tenho um irmão com esquizofrenia. Sei como é difícil. Ele e minha família não aceitam a doença e ontem ele surtou e agrediu meus pais. Vivemos períodos muito dificeis e uma das recusas ao tratamento é a questão do aumento do peso.
    Já fiz, há muito tempo, a sugestão para que ele mude radicalmente a dieta, cortando açúcares, farinha branca e proteína do leite. Também sugeri que tome probiótico, um dos melhreme é o Simfort. Estudos indicam que tomar probióticos reduz em mais de 90% as alucinações, no caso da esquizofrenia. Sugiro que tente essa abordagem. E pesquise sobre isso. Posso te indicar essa nutricionista que trabalha com a retirada desses alimentos. Ela me ajudou com a depressão. Depois que mudei minha dieta nunca mais tive depressão. 70% da serotonina é produzida no intestino, esses alimentos que mencionei deixam nosso intestino com bactérias ruins e isso faz com que a produção de serotonina caia. Fica ai a dica. E sucesso! Desejo uma vida maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem e desculpa a demora em responder. Eu tenho um monte de complicações por causa da medição errada (tudo com orientação de medico) tenho diabetes tipo 2, hipotiroidismo, alteração severa nos níveis de trigliceres e asma pra cometar. Faço acompanhamento com endroquinologista, psiquiatra e pneumologista. A endroquino está tomando conta dessa parte até pelo fato da vontade de docevalucinada que o antipsicotico causa. Mas me manda o contato. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades