Câncer pra mim ainda é um mistério!!!

Resultado de imagem para outubro rosa e novembro azulFalar sobre o câncer pra mim é adentrar em um dos maiores enigmas da ciência. Isso ocorre durante a multiplicação celular onde um erro e ou mutação acontece na célula e ela passa a se multiplicar rapidamente só que adoecida. Resumindo: nada mais é que um erro que nosso corpo comete ao copiar uma célula sadia e com esse erro ocorre uma multiplicação acelerada da célula doente.

Muito se fala de coisas que podem causar essa tão temida doença, mas como explicar os bebês que nascem com câncer e as crianças que desenvolvem a doença na primeira infância?! Pra mim o câncer é um mistério que nós homens ainda não sabemos de fato o motivo de ele surgir. Como explicar jovens que apresentam tipos de câncer que aparecem, em sua maioria em uma idade mais avançada, e nesses casos a doença é tão devastadora que não toma o curso normal de que se aparecesse em uma pessoa de mais idade, ele é pelo menos 10 vezes mais devastador e com um prognostico horrível. Também temos os casos onde a pessoa já com uma idade maior apresenta um câncer que acomete principalmente crianças; é nesses casos também a doença é tão devastadora que não toma o curso normal de que se aparecesse em uma criança, ele é pelo menos 10 vezes mais devastador e com um prognostico horrível.

Me pego pensando o que está errado em nossas vidas? Será alimentação, estresse, excesso de trabalho, noites mal dormidas e etc? Não sei! Queria eu entender e ajudar a quem passa por isso com ao menos uma palavra ou incentivo.

Meu avô Tarcísio aos 82 anos em 2010 descobriu em fase inicial um câncer no reto, fez a retirada em uma cirurgia por vídeo onde não foi necessário uso de colostomia e nem foi preciso fazer quimioterapia venosa, quimioterapia oral e nem radioterapia.

Pergunto-me o motivo de algumas pessoas no auge de suas vidas onde se encontram felizes e realizadas passarem por câncer de mama nas mulheres e necessitarem de fazer mastectomias bilaterais e nos homens enfrentarem o câncer de próstata e em muitos casos perderem a verilidade. Algumas pessoas enfrentam de cabeça erguida e buscam a cura de todo modo. E  aqueles que não têm uma saúde mental adequada como enfrentar o câncer?! Eu não tenho resposta pra meus questionamentos sobre esse assunto.

Agora não posso deixar de falar de alguns profissionais que simplesmente ignoram alguns sintomas e são omissos deixando até que o paciente tenha um grau mais avançado pra pensar em tratar esse paciente adequadamente, na minha humilde opinião prefiro pecar por excesso que por falta.

Hoje o câncer mesmo ainda sendo um enigma, temos profissionais que não dão a ele o devido valor que ele deve ter.

Quem teve um câncer, ou está em tratamento, e aqueles que não estão mais aqui pra falar sobre essa tão temida doença, podemos ter certeza de que de alguma forma deixaram marcas profundas em familiares, amigos e em si mesmo na luta pela vida.

Temos agora depoimentos de pessoas que conviveram e convivem com o câncer:

ENTREVISTAS SOBRE O CÂNCER
PERGUNTAS FORMULADAS POR: MARIAH NO MUNDO - OFICIAL


 
MARLENE ITABORAY LIMONGI - Mãe de Aline Itaboray Limongi (24 anos - Leucemia)

Qual foi seu primeiro pensamento quando descobriu o CA?
Quando me deram o diagnóstico de leucemia de minha filha foi como se o mundo caísse em minha cabeça. Varias perguntas começaram a surgir em minha cabeça. Por que uma pessoa tão jovem? E os planos? E sua filha tão bebe ficar sem mãe? E a que me ficou ate hoje foi: Por que não em mim? Ah também perguntei onde está Deus que permitiu isso? Essa inclusive me martirizou muito depois de sua morte por que até então eu acreditava que Deus a curaria. Muitos amigos e estranhos fazendo orações por ela.

Qual foi seu maior medo?
Meu maior medo claro, era perdê-la.

Após "aceitar" qual foi sua primeira atitude?
Desde quando ela adoeceu me coloquei ao lado dela sempre dando esperança e recebendo a forca que vinha mais dela do que de mim e tive realmente fé que ela venceria essa doença

O que você aprendeu com o CA?
Mas como eu já disse ela se preparou muito! Teve ajuda de muitos amigos e inclusive do padre Thiago que ficou ao nosso lado. E ela se preocupou muito comigo me preparando também. Não tem como dizer o que passamos por que demoraria talvez mais de um mês. Foi muito intenso esse tempo que vivemos cada dia e cada hora. Quando aconteceu apesar do sofrimento e da falta física eu senti um alivio por conta do fim do sofrimento dela. Agarrei-me a sua filha e aos outros netos e filhos que me restaram e consegui seguir em frente, mas me sentindo amputada até hoje. Parte de mim se foi.

Qual o valor que você da a vida hoje?
Aprendi que a vida e muito valiosa e q o tempo q temos com nossa família deve ser valorizado e que pequenas coisas devem ser relevadas. Minha fé mudou muito! Sinto Deus nas pessoas e amigos.

MARIA CHRISTINA GUIMARÃES GUEDES 54 anos (Câncer de Mama)

Qual foi seu primeiro pensamento quando descobriu o CA?
Que tinha tanta coisa ainda pra eu fazer... Que não ia ver meus filhos começando a vida e família deles... É ficar sem sonhos... Sem planos

Qual foi seu maior medo?
Da doença vencer.

Após "aceitar" qual foi sua primeira atitude?
Não deixar a tristeza me abater... E enfrentar o que estivesse por vir.

O que você aprendeu com o CA?
Aprendi tanta coisa... Que as coisas não acontecem só com os outros.... Que a fé é um alento profundo... Que aumentamos os problemas demais... Todos ficam parecendo tão pequenos e sem importância... Que a família é um grande esteio e que pessoas nos surpreenderão, tanto pelo descaso como pelo interesse em demonstrar carinho.

Qual o valor que você da a vida hoje?
Um valor incalculável. A maioria das pessoas passa em frente a um hospital e não imagina o que está acontecendo lá dentro. Quantas pessoas que tiveram que abandonar sonhos, tiveram suas vidas surpreendidas com um acidente ou uma doença e que dariam tudo pra voltarem à sua vida rotineira. Saúde é nosso bem mais precioso. E temos que viver um dia de cada vez.

DÉBORAH SZTAJN 45 anos (Câncer de Mama)

Qual foi seu primeiro pensamento quando descobriu o CA?
O que seria do meu filho sem eu estar perto dele.

Qual foi seu maior medo?
Morrer e não conseguir terminar de cuidar do meu filho.

Após "aceitar" qual foi sua primeira atitude?
Foi difícil de aceitar a perda do órgão. Corri para a terapia para me ajudar e agradeci por ter conseguido superar. As 3 fases são: diagnostico, aceitação e perda. Tudo complicado, mas graças a terapia estou superando.

O que você aprendeu com o CA?
Que a vida é curta e que devo investir meu tempo com as pessoas que eu gosto e que eu acho que gostam de mim.

Qual o valor que você da a vida hoje?
O valor por um dia, não faço mais planos, pois o amanhã não se chega.

ROBERTO CARDOSO NUNES 61 anos (Câncer de Próstata)

Qual foi seu primeiro pensamento quando descobriu o CA?
Que era algo muito grave, muito sério, mas como foi identificado cedo, acreditava na possibilidade da cura com grandes chances de êxito.

Qual foi seu maior medo?
Medo do sofrimento, da morte eminente.

Após "aceitar" qual foi sua primeira atitude?
Buscar exames complementares, saber como as coisas iriam evoluir.

O que você aprendeu com o CA?
Que assim como o sol e chuva acontecem para todas, as doenças também. Houve um questionamento, por que eu? Mas confesso que durou apenas alguns segundos. Deus me deu a resposta.

Qual o valor que você da a vida hoje?
Colocar em prática, que se vive cada dia de uma vez. Que cada dia terá as suas próprias preocupações.
O diagnóstico foi em 2014, operei em Outubro e tratei com radio durante o ano de 2015.
Em 2016 fiz somente controle trimestral.
Em Janeiro de 2017 o exame deu uma alteração, em Fevereiro refiz o exame, e a alteração foi maior ainda, reiniciamos o tratamento com injeções mensais e estamos obtendo uma ótima resposta, a previsão é de concluir essa fase até Fevereiro de 2018.
E aí, será uma nova etapa, confiando naquele que deu a vida por nós.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades