Libertação: Não Sou Bode Expiatório

Resultado de imagem para bode expiatórioDesde que me entendo por gente sempre escutei: não posso, não vou, não faço e etc; por causa da Mariah. Fui crescendo e esses argumentos mudando de forma, mas o “por causa da Mariah” sempre permaneceu lá.

Sem que eu percebesse fui me tornando responsável por decisões de terceiros, sem ao menos saber as consequências do ato e em sua maioria qual era o ato ao qual me tornava o empecilho.

Um exemplo prático foi quando um dos filhos de meus avós maternos foi morar fora do país e quis levar meus avós pra conhecer um lugar diferente e uma nova cultura, mas a resposta foi que não podiam, pois eu estava no último ano do fundamental II ou no 1º ano do ensino médio, não me recordo ao certo, e não podia perder aula e nem ficar só em casa. Sendo que não fui consultada. Nessa mesma época uma das filhas passava por uma conturbada separação matrimonial, ou seja, eu fui a desculpa, pois o real motivo era a preocupação com a filha, os netos e essa situação como um todo. Outras situações semelhantes a essa aconteceram várias vezes e fui o motivo da desculpa em 100% dos casos.

O cúmulo do absurdo foi no ano de 2010, pós a visita de um dos filhos a casa dos meus avós e em seu retorno a sua casa passou um e-mail a todos os seus irmãos mostrando fotos dos meus avós na adolescência e fotos atuais e dizendo o quanto eles estavam idosos, que não podiam mais ter preocupações. Como resposta outro diz descaradamente que eu dava muito trabalho e preocupação aos meus avós e que esse era o real motivo do envelhecimento deles. Foi ai que como resposta aos dois e-mails minha mãe numera todos os filhos e cita todas as preocupações que todos davam aos meus avós e que eu não era a responsável integral, que todos tinham sua parcela de culpa e que era um absurdo pegar uma foto da adolescência e comparar com uma atual.

Mesmo depois disso outras situações aconteceram e fui responsabilizada novamente, casei em março de 2012 e em julho minha avó depois de uma queda abriu um quadro depressivo e em seguida gástrico, foi ai que o que era velado ficou explicito onde um dos oito era objetivo e dizia: “a culpa não é sua, mas depois que você casou que a mamãe ficou assim”.

Outras situações semelhantes aconteceram milhões de vezes, sempre fui à desculpa por tudo que não dava certo. Ao iniciar a psicoterapia esses momentos ficaram nítidos e claros pra mim e ficou mais claro ainda que eu não era a responsável pelo que acontecia e nem pelo que aconteceu no passado, e que eu teria que tomar uma decisão: continuar sendo o “bode expiatório” ou me livrar desse “fardo” que não era meu e impedir que novas situações acontecessem e que eu não seria a desculpa. Foi ai que resolvi me afastar dos meus familiares tóxicos e que tentam me culpar por tudo de errado que acontece em suas vidas e na da família em geral.

Saindo do ambiente familiar passei por situações semelhantes na igreja; quando adolescente tinha algumas amizades que tinham envolvimentos homossexuais e alguns lideres que não concordavam com tal prática colocavam como se eu compactuasse ou até induzisse a tal comportamento, mas como eu poderia ser responsável pelo desejo e atração do outro?! A uns três anos atrás por falta de entendimento de algumas pessoas de um  grupo jovem fui acusada de brigar e até arrumar confusão em um momento de adoração onde dei prioridade a Santa Missa. Fui acusada de abandonar um grupo por simples capricho.

A imagem pode conter: 1 pessoaMinha Amiga Andreia e meu psicólogo sempre me mostraram que eu não era o bode expiatório e foi ai que comecei a entender que só eu poderia me tirar desse lugar que me foi imposto. Hoje não permito que me coloquem nesse lugar e nem me sinto responsável pelo fracasso dos outros.  As pessoas tem que aprender a ser responsáveis pelos seus atos e não culpar a terceiros pelo que elas não foram capazes de realizar.

Portanto que fique bem claro que não aceito e não permito que me culpem por atitudes e ações que não são minhas. E que fique claro: toda ação tem uma reação, você colhe o que planta; então não sou quebra galho nem cão vira-lata que só participa quando ocorre interesse. Não sou bode expiatório.

Comentários

  1. Certíssima. Parabéns. Eu gostei muito do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Narci, temos que sair da Faixa de Gaza e sair da nossa zona de conforto. Não somos coitados e a doença não nos define.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades