Os Desafios de Viajar...

Resultado de imagem para viajar
Desde muito pequena eu viajo de carro, ônibus, avião e até de navio. Sempre gostei de viajar e conhecer lugares novos e até de visitar parentes. Aos seis anos viajei a primeira vez só, sem nenhum familiar responsável junto comigo, o trecho foi Brasília - Rio de Janeiro.

Lembro-me que a primeira vez que fui a Disney, em março de 1996, no parque See World, onde pela primeira vez senti um medo paralisante e parecia que vozes falavam, mas não me recordo perfeitamente do que ocorria lá. Lembro-me que em dezembro desse mesmo ano fui a Londrina de ônibus com meus avós e mais 4 primos, essa mesma sensação surgiu durante a viagem só que não foi somente no percurso, mais durante todos os dias em que permanecemos em Londrina, tanto que meus primos ficaram na casa de um tio que tinha dois filhos adolescentes e eu na casa de outro tio com meus avós. Essa é a primeira vez que relato esses acontecimentos pois na época não conseguia explicar o que acontecia e nem mesmo entendia.

A imagem pode conter: 2 pessoasA última vez que viaje só de avião foi em 2005, senti medo só que dessa vez eu consegui ter a percepção do que acontecia, pois eu estava com medo da viagem e mais uma vez não comentei com ninguém, fui e voltei a Santos. No mesmo ano, só que em junho, viajei com meus avós fui a Brasília, Recife e Fortaleza e depois voltamos para o Rio de Janeiro, só que como fui com meus avós não senti o medo que tive da viajem de avião a São Paulo e depois de ônibus a Santos.

No final de 2008 faria uma viagem a Santos sozinha de ônibus, mas fiquei com medo de ir e minha avó também em me deixar ir, então desisti da viagem. Em dezembro de 2009, seis meses depois do meu grande surto, fui para Fortaleza com meus avós de avião e nem a companhia deles me fez ficar calma, passei praticamente a viajem inteira com muito medo e ai as vozes das pessoas me assustavam por demais.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, montanha, atividades ao ar livre e naturezaEm 2012 fui em lua de mel a Fortaleza em um vôo com conexão em BH e escala em Recife, meu marido percebeu que essa viajem não foi agradável pra mim e na volta isso ficou mais explicito mesmo com uma volta em voo direto. A partir daí ele passou a me incentivar e me encorajar mesmo que a viajem seja de carro, ônibus ou avião, com trechos longos ou curtos.

Todos estes desafios que passei em cada viagem não me impedem de sonhar em viajar mais, pelo contrário, meu desejo hoje é aproveitar cada oportunidade para conhecer outros lugares, como disse, Fortaleza, Recife, Londrina, Orlando e Brasília já são conhecidos, mas tenho desejo de aproveitar e conhecer todo o Sul do Brasil, conhecer o Chile e a Argentina e também vários países da Europa. Sei que posso, pois um paciente esquizofrênico não está impedido de viver bem, pelo contrário, bem medicado e com o acompanhamento correto de uma excelente equipe multidisciplinar tende a ajudar neste momentos.



A imagem pode conter: 1 pessoa
Vamos aproveitar mais as oportunidades que temos para conhecer até melhor nossa cidade, cada lugar é uma oportunidade nova de fazer experiências consigo mesmo. Aqui na minha cidade, cada vez que vamos ao mirante do Soberbo fico impressionada com a beleza que o Criador deixou para nós. 

Você já se perguntou alguma vez o que te impede de viajar e de conhecer outras regiões do Brasil e do mundo?

Comentários

  1. Mais uma vez, leio seus textos e acho uma maravilha. Obrigada Mariah por você partilhar momentos tão especiais com simplicidade. Aprendo sempre. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada tia Beatriz, coisas simples que pra maioria não tem a menor importância pra mim se torna uma batalha. Todos temos limitações, só que falar de dificuldades quando o centro é um transtorno mental grave torna o assunto mais difícil por causa do estigma e preconceito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades