Não crie expectativa


Resultado de imagem para expectativasCom a divulgação do blog e a boa aceitação dele na rede, muitas pessoas começaram a entrar em contato, contar suas alegrias, angustias e até medos. Minha participação no Entrelaços e também em eventos acabaram me projetando para ter contato com muitas pessoas.

Por incrível que pareça, já ajudei a muita gente a entender o quanto eles são importante na vida de seus queridos. Trabalho muito na divulgação da esquizofrenia como um transtorno de amor. Sim, é possível conviver com a esquizofrenia e viver bem. O que as pessoas não percebem, em alguns momentos, é que sou portadora de um grave transtorno igual a elas e muitas vezes elas colocam expectativas sobre mim que não consigo corresponder.

Tenho muita dificuldade de interagir com as pessoas, mesmo que isso não seja tão nítido quando estou perto dos amigos que tenho costume de conviver. Essa dificuldade de interação levam as pessoas que me conhecem pouco achar que não quero me relacionar e isso piora com o fato de eu ser bastante sucinta e objetiva.

A imagem pode conter: Mariah Aragão Das Neves, em pé, árvore, sapatos, planta, céu, atividades ao ar livre, natureza e águaTenho como objetivo correr atrás dos meus direitos, eu e meu marido participamos de grupos na internet que promovem a dignidade da pessoa com esquizofrenia, temos o "Entrelaços",  "Mãos de mães" e o "Filhos amados  e com esquizofrenia, sim é possível" que representam uma luta a nível nacional para defender nossos direitos. Se posso ter isenção de imposto, passar por um processo seletivo de emprego com uma adaptação diferenciada, se tenho direito a não pagar ônibus e etc. acredito que o mais justo seja correr pra conseguir, não ficar comendo mosca e ajudar a tantos outros que necessitam destes direitos a tomar consciência de seus direitos também. 

De forma alguma me vitimo, no entanto não escondo o assunto de quem acho necessário que saiba e que possa de alguma forma me auxiliar. Não tiro proveito e nem me sinto melhor que ninguém só quero viver bem com as pessoas que amo.

No inicio ficava preocupada com o que iriam pensar de mim e fazia de tudo para agrada-las. Com a ajuda de meu psicólogo, a psiquiatra e com o pessoal do IPUB-UFRJ acabei entendendo que este espaço é meu e devo expor aquilo que é importante para mim e para os meus pares.

A imagem pode conter: Mariah Aragão Das Neves e Rafael Das Neves Carvalho, pessoas sorrindo, óculosUma situação que aconteceu comigo foi quando comecei a receber muitas mensagens e até em conversas no Whatsapp, as pessoas achavam que eu tinha que ter a mesma desenvoltura e simpatia que elas criavam em suas cabeças sobre mim, foi ai que eu tive um desequilíbrio do quadro da esquizofrenia e quase parei com o blog. Em uma das idas ao IPUB o Dr. Alexandre e Dr. Leonardo juntamente com toda a equipe do Entrelaços montaram um texto pra eu enviar para que essa cobrança não me prejudique.

Passar por instabilidades fez com que eu percebesse o quanto posso ajudar a uma pessoa e quanto preciso de ajuda em vários momentos. Em alguns casos percebo que não correspondo a expectativa, mas sempre recorro aos meus médicos e psicólogo para que possamos estar estáveis e ajudar sempre de acordo com o que posso. Não estou sozinha, sempre com muitos me apoiando a viver bem.

Comentários

  1. Um dia de cada vez!! Assim vivemos, com ou sem transtorno psíquico, Mariah!!! Bjosss..

    ResponderExcluir
  2. Mariah, vc e fantástica..e e certa quando diz sobre expectativas que pessoas criam ao nosso redor. Se esquecem que temos os mesmos sentimentos, receios, medos, angustan, frustrações. Mas a gente sabe a hora de frear, parar, respirar para depois cobtincon. Parabéns pelo texto. Compartilhando agora.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sarah, fico triste pq as pessoas chegam a agir com maldade. Mas sei que a nossa missão é maior que tudo isso. A luta não acabou.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades