Jiu-Jitsu um Combustível


A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Anibal Braga Braga, Mariah Aragão Das Neves, Pedrinho Bjj e Lukas Motta, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Sempre escutamos nos estudos que fazemos que o esporte é o oxigênio para a alma, que nos ajuda em tudo, em especial para os portadores de transtornos mentais. Enfrentar a esquizofrenia não é nada fácil, vocês podem questionar se a dificuldade é só por causa dos sintomas positivos (delírios e alucinações), vou te falar que o pior é enfrentar os sintomas negativos como a falta de vontade de iniciar atividade, fobia social e falta de vontade de persistir em uma atividade, muitos iram falar que é preguiça ou má vontade no entanto é uma gigante guerra interior. Esses sintomas em mim ainda geram: lentificação de raciocínio e dificuldade de memorização que me faz ter algumas dificuldades de aprendizagem.

Eu encontrei no jiu-jitsu uma maneira de enfrentar todas as minhas dificuldades, mesmo que as vezes seja um caos sair para ir treinar. Toda vez que chego no treino parece que minha bateria recarrega e faz com que eu consiga realizar não só o treino mas todas as atividades pós treino. O jiu-jitsu tem feito com que eu fique mais estável e mais confiante de que mesmo que com algumas limitações eu consiga alcançar meus objetivos e no tatame eu sou eu e não sou rotulada e nem taxada de nada, lá me torno igual a todos.

O que hoje me dificulta é a falta de condicionamento aeróbico, o sobre peso e a asma, mas sei que com calma, dedicação e força de vontade eu conseguirei atingir meus objetivos e metas.

Eu tenho pedido muito ao Rafa pra treinar comigo, pois sei que ele ia se sentir bem, ia ajudar a melhorar a depressão e me daria mais força pra continuar a trilhar esse caminho e seguir em frente no esporte. Quero também que meus filhos quando chegarem sejam criados dentro do esporte pra adiquirirem disciplina.

Algumas vezes me pego pensando em me inscrever em competições só que não posso tornar o jiu-jitsu estressante pra mim e sim ele tem que ser uma forma de relaxar e colocar as ideias no lugar. Até pelo  fato de eu saber que o estresse pode gerar recaída e a função atual do jiu-jitsu é de que eu permaneça estável sem recaídas.

A imagem pode conter: Mariah Aragão Das Neves e Ursula Bitta Lima, pessoas em pé e área internaAgora meus amigos vocês já sabem que é no jiu-jitsu que busco força e combustível pra não ter recaída e viver o mais estável possível mesmo sabendo que a esquizofrenia pode me surpreender a qualquer momento.

Você tem alguma coisa que realiza, que pratica, que faz, que te ajuda a melhorar a sua vida? Conte um pouco, se possível, para compartilhar com os que estão conosco neste desafio de vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades