Depressão é torturante


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Mariah Aragão Das Neves e Rafael Das Neves Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaMuito ouvimos falar que depressão é falta de Deus, frescura, preguiça e até mesmo querer chamar atenção, no entanto depressão é um problema de saúde muito sério e que em alguns casos o desespero é tão grande que pode levar a pessoa a buscar e achar que resolverá o problema se ela se suicidar.

A depressão não escolhe classe social, etnia, raça e nem profissão, ela simplesmente acontece e de formas multifatorial, você pode ter depressão e sentir vontade de chorar o outro pode ter vontade de rir ou até mesmo de não falar.

A depressão não te atinge subitamente ela chega devagar e silenciosamente e quando percebemos a pessoa já esta em um buraco sem fundo e muita das vezes só percebemos que ela estava passando por todo processo depressivo quando ocorre uma tentativa ou êxito de suicídio.

Estou falando isso tudo não pelo fato de ter um transtorno mental grave, mais sim pelo fato de um dia meu marido acordar e olhar pra mim e falar que não ia trabalhar e que ele não ia sair do quarto mais. Eu já vinha percebendo que ele não estava bem mais ele não falava e mudava de assunto até esse dia que mencionei a cima.

Minha reação imediata foi de duvida até que mandei um whatsapp pra minha psiquiatra que prontamente me respondeu e combinou comigo de que mesmo em seu dia de folga ela iria ao consultório atender o Rafa.

O Rafa não queria conversar, não tinha vontade de fazer nada e nem mesmo de comer. Tinha apenas a vontade de ficar deitado quieto. Depois da consulta com a psiquiatra enfrentamos uma grande luta, pois ele precisava fazer exercícios para poder melhorar, além de tomar a medicação e fazer terapia.

Nossa condição financeira nunca foi de esbanjar, Rafa foi muito relutante em fazer a terapia e achava que o remédio iria fazer o efeito sem precisar de nada mais, até que consegui marcar dele ir conversar com a querida Bianca, como ela ajudou e ajuda o meu marido.

Recentemente, depois de mais de 8 meses de terapia, quando fizemos nossa mudança para o apartamento, aconteceu de ser o primeiro aniversário de vida de seu pai em que ele não está mais presente, isso mexeu muito com ele. Ele chegou a falar que parecia que estava entrando no mesmo quadro quando iniciou o tratamento.

A Depressão é muito pesada na vida de quem tem que conviver com ela. Ela é sorrateira, pesa uma tonelada nas costas. Muitas vezes o cansaço parece com depressão, mas parece que na verdade é ela querendo nos enganar.  

Esta semana assisti a dois vídeos que resumem muito o que passamos. Desejo a todos que estão enfrentando essa luta que consiga encontrar paz. Assita você também ao vídeo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades