Esquizofrenia e amor, é possível?


A imagem pode conter: Mariah Aragão Das Neves e Rafael Das Neves Carvalho, pessoas sorrindo, óculosAlgumas vezes já escutei a seguinte frase, quem tem esquizofrenia não tem sentimento, é insencível e até mesmo uma pessoa cruel; mas fico me questionando a pessoa que sofre com um transtorno mental grave tem que ser rotulada de perversa? 

Juntamente com meu psicólogo e com minha psiquiatra cheguei a seguinte conclusão: não, o paciente com esquizofrenia ele não é perverso, e sim ele tem sentimentos, as vezes ele pode ter dificuldade de demonstrar  mas isso não o faz ser confundido com uma pessoa psicopata e que não sabe amar.

Conheço muitas pessoas que são portadoras de esquizofrenia e nunca encontrei em nenhuma delas maldade e nem mesmo perfil perverso. Tenho amigos e amigas que buscam encontrar a parceira e o parceiro ideal pra tocar suas vidas pra frente mesmo tendo um transtorno mental grave.

A esquizofrenia ainda é um transtorno muito cheio de rótulos e preconceitos até mesmo estigmatizado de que o portador é uma pessoa sem escrúpulos, sem caráter, sem sentimentos e até mesmo com perfil psicopata.

Hoje os profissionais de ponta já chegaram a conclusão de que na maioria dos casos o portador de esquizofrenia sofre mais agressão do que agride, sofre mais violência do que é violento e sim ele tem sentimento e sabe amar ao próximo até mais do que uma pessoa dita normal.

É claro que a pessoa em surto e sem um tratamento adequado pode vir a fazer coisas ruins, no entanto em muito dos casos o inverso é o que mais acontece. Eu cheguei a conclusão de que muito desses rótulos e estigmas são aumentados pela mídia pois em toda vez que acontece um massacre, ou um ato de violência em séria a mídia tenta caracterizar o perverso com um doente mental ou achar meios de justificar esses atos como justificável por o alguma característica de transtorno mental.

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Mariah Aragão Das Neves, Celma Carvalho, Priscila Abraão, Daiane Costa e Rafael Das Neves Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas em pé, noite, criança e close-upO portador de um transtorno mental grave sofre com seus sintomas e sofre mais ainda com o preconceito que a sociedade tem por causa de sua condição. Muitas vezes o rotulo imposto é mais prejudicial do que o próprio transtorno. E sim a pessoa sofre muito por alem do que ela sente ela ainda ter que  ser rotulada como a sociedade quer.

Eu sou casada, amo meu marido, amo meus familiares, sou apaixonada pelos meus sobrinhos, estou habilitada pra adoção e tenho esquizofrenia.

Comentários

  1. Concordo plenamente! Parabéns pelo belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Mariah , que família linda! Você sempre se expressa com excelência.Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família é projeto de Deus e com eles tudo fica mais fácil.

      Excluir
  3. Isso mesmo Mariah, viver com direitos e deveres como todos!! Ser feliz, casada e já já, mãe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ☺️
      Temos que saber que o nosso direito acaba quando inicia o direito do próximo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades