Superproteção até onde faz bem?


Resultado de imagem para superprotecaoSempre recebo mensagens perguntando como consigo escrever tanto ou mesmo como tenho tempo para passar pelas dificuldades e escrever. Aprendi a base de muitas quedas que preciso ser livre.

O que vou escrever aqui é um dos relatos mais difíceis para mim, pois durante muitos anos vivi sobre a superproteção exagerada de meus avós e a hostilidade de familiares.

Quando decide casar foi uma luta enorme, pois todos falavam como seria minha vida sem eles por perto, como seria capaz de arrumar uma casa, se na casa dos meus avós nunca precisei fazer nada, se nunca fiz um arroz, ou mesmo lavei um banheiro?
Fato é que com a liberdade que vem no casamento, onde posso ser eu mesmo e com a ajuda, preste bem a atenção no termo: AJUDA, do meu marido, pude entender o meu lugar no mundo.

Foi a duras penas que aprendi que a superproteção faz tão mal quanto a hostilidade, pois ficamos irados pelo fato de não sermos respeitados em nossa individualidade. Quantas vezes precisei receber um presente de natal escondido de meus primos para não ter comparações de presentes? Isso era uma superproteção que não me aproximava de meus primos, mas queria que eles fossem embora logo para saber o que ganharias de meus avós. Sei que meus amados avós faziam tudo para me proteger e me oferecer um melhor ambiente de vida com eles, podendo confiar em tudo neles. Isso eu entendo que é natural em alguns casos.

A terapia com o psicólogo foi fundamental para saber meus limites. Hoje posso compreender que posso sim fazer uma arroz melhor do que o meu marido, que posso lavar roupas melhor que algumas lavadeiras. Tudo depende da necessidade e da liberdade, tudo depende do amor.

Já falei no último texto sobre a importância de amar e ser correspondida e volto a falar neste, pois foi no ambiente de diálogo com limites que aprendi o quanto sou livre. Opa, você pode até achar engraçado, mas sim, o limite é necessário. Não sou a dona da razão em tudo, não posso fazer tudo, mas tudo que posso fazer preciso fazer bem feito.

A imagem pode conter: Rafael Das Neves Carvalho e Mariah Aragão Das Neves, pessoas sorrindo, montanha, céu, nuvem, atividades ao ar livre e naturezaSe você está se sentindo pressionada a fazer o que não gosta, se está se sentindo muito sozinho, ou ainda, se está sendo hostilizado por águem, não se preocupe, procure ajuda de um profissional, garanto que ele pode ajudar muito.

Eu sei que agora eu tenho alguém com quem compartilhar e poder ouvir uma opinião que me ajuda. A superproteção não é boa, pode ser necessária em algum momento da vida, mas precisamos criar asas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Psicofobia no próximo

Gratidão aos amigos

Tenho desejos e vontades