Quarentena: terror do isolamento

Como vocês sabem sou portadora de esquizofrenia paranoide e o convívio social pra mim não é necessário e nem muito divertido.  Tenho um marido e um filho de dois anos e nesse tempo só tenho a dizer que se eu não morasse em um apartamento de cinquenta metros quadrados tudo seria melhor e mais fácil, se existisse um quintal seria ainda melhor.

O quadro clássico de um portador de esquizofrenia é não gostar de gente, mas tem hora que precisamos ver vida, uma casa com quintal pra viver a quarentena, pena que essa não é minha realidade e sinceramente não aguento mais ficar presa nessa caixa que se tornou minha casa.

Realizar as tarefas já é algo bastante desgastantes em dias comuns, em quarentena pior e mais complicado ainda de conseguir realizar tudo e ter prazer em fazer é impossível. Todos os dias são iguais e bem chatos, nada muda e o desespero só aumenta a cada segundo. Tento ao máximo não falar nada e fazer com que tudo dê certo, comunicando o mínimo possível até com os que estão junto de mim. Estou esgotada, sem paciência e com vontade de só dormir, mas isso não é possível, o isolamento só faz aumentar o estresse.

Tivemos um quadro bem complicado a poucos dias. Precisei de ajuda médica ao meu quadro de bronquite. Meu marido passou umas 6 horas no telefone buscando saber para qual hospital ou ambulatório me levaria, o medo dele era que fosse isolada no hospital em um quarto alegando COVID, ficamos desesperados. Estamos saindo para o mínimo possível. Depois de falar com meus médicos e com familiares, fomos ao hospital todos preparados para o atendimento e no Hospital das Clínicas de Teresópolis fomos muito bem atendidos. Todo cuidado foi dados e atenção ao meu caso, meu marido ficou comigo o tempo todo e não fiquei isolada.

Ficamos imaginando como não devem ter pelo Brasil a fora pessoas sofrendo com a COVID e sendo portadoras de esquizofrenia, sendo levados ao isolamento e morrendo não pela COVID, mas sim pela solidão e sofrimento do isolamento. Se eu em casa e com todo amor tenho dias que não quero sair da cama, imagina naquele quarto branco, isolado, sabendo que foi infectado e podendo morrer pela doença do século.

Vou permanecer na minha quarentena pensando todo dia em dias melhores. Neste momento eu, Gabriel e Rafa estamos longe, optamos por eu e Gabriel em um local mais tranquilo para passar este tempo complicado de frio e possíveis crises de bronquite em Brasília. Falamos a todo momento pelo telefone. Eu sou grupo de risco mas como sairei dessa quarentena é impossível imaginar, vejo um futuro muito diferente de tudo que vivemos até aqui.

Que meus pares da Esquizofrenia que estão sofrendo nos CTI's, nas emergências e UPAS ou ainda na sua casa isolados, eu só peço uma coisa: lutem para permanecer estável e não deixem de tomar seus remédios. Nosso equilíbrio ajuda a muitas pessoas a viverem melhor. Se puder, faça isso por alguém que ama.

Comentários

  1. Mariah querida está difícil demais. Meu filho Tbem passa por isso. Leio alguns de seus textos pra ele, não comenta mas sei que reflete. Acompanho suas postagens no face, percebo seu esforço mas saiba valerá a pena cada remada pois chegaremos no.mar. Aos poucos td se acheita e até esta dificuldade virará rotina passageira . Um abraço pra vc, seu fofinho e esse marido especial que Deus colocou em sua vida o Rafa.

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem, Mariah, é muito gostoso de ler. É uma honra trabalhar com você, obrigado pela partilha. Tenha paciência, mesmo que isso seja piegas. Mas acho que tudo tende a melhorar quando conseguimos materializar como você fez. Mais uma vez obrigado, sinto que você não está só me ajudando, mas ajudando muita gente! Abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique muito obrigada, fico feliz em poder trabalhar com você. Vamos juntos ser melhores.

      Excluir
  3. Oi Mariah. Obrigado por suas postagens. Seus relatos ajudam muio eu acreditar que sou capaz de permanecer estável e ter qualidade de vida. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nunca desista, pq se você desistir ninguém vai te levantar. Mate como eu um leão por dia as mostre a todos que você é um pessoa e não um diagnóstico. Sempre que precisar conte comigo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tenho desejos e vontades

Gratidão aos amigos

Psicofobia no próximo